quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Regimento


Biblioteca, Coração da Escola EB 2 e 3 de Nogueira - Braga

Normas gerais de funcionamento

1.       São considerados utilizadores da Biblioteca todas as pessoas que integram a comunidade escolar: alunos, pais, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais.

2.       A Biblioteca funciona ao longo de todos os tempos lectivos ininterruptamente.

3.       No período de funcionamento, há sempre um professor ou assistente operacional para atendimento e apoio ao utilizador.

4.       A entrada e saída dos alunos faz-se por uma única porta, a da ala direita.

5.       Os alunos só devem entrar na biblioteca após o toque de entrada para a sala de aula, para não perturbarem o ambiente, salvo se quiserem entregar livros, requisitar ou fazer qualquer marcação.

6.       Após a entrada, o utente deve fazer o registo da tarefa que pretende executar no computador que se encontra no balcão de atendimento.

7.       Sendo a Biblioteca um espaço onde se pode fazer a utilização simultânea de diversos equipamentos e do fundo documental em diferentes suportes, exige-se que os utilizadores sejam educados, organizados e responsáveis e se comportem com o máximo respeito e o menor ruído possível.

8.       O espaço da Biblioteca não é entendido como espaço lectivo, mas pode ser utilizado como tal, quando o professor de alguma turma entender que nele pode atingir melhor os objectivos da aprendizagem que está a desenvolver com os seus alunos. Nessas circunstâncias deverá fazer a reserva do espaço com a antecedência de 24 horas e no dia acompanhar os seus alunos, verificando se os mesmos cumprem as regras deste regulamento.

9.       Outras actividades como exposições, colóquios ou sessões de leitura para grupos devem ser marcadas com pelo menos oito dias de antecedência, em impresso próprio. Nesse impresso constará o tema da actividade, a data da sua realização e o nome do responsável.

10.   Os livros estão dispostos nas estantes, por assuntos, devidamente assinalados no cimo de cada uma, segundo a classificação numérica da tabela CDU:

0 - Generalidades / Dicionários / Enciclopédias
1 - Filosofia / Psicologia
2 - Religião / Teologia
3 -Ciências Sociais / Sociologia / Política / Educação
4 - (não utilizado)
5 - Matemática / Ciências Naturais /Medicina
6 - Ciências Aplicadas / Engenharia / Informática
7 - Arte / Desporto
8 - Linguística / Literaturas
9 - História / Geografia / Património / Biografias

11.   Em cada estante e respectivas prateleiras, os livros encontram-se dispostos por ordem alfabética (pelas três primeiras letras do último nome do autor). Para mais rapidamente se colocar o livro no local certo de onde se retirou, existem marcadores, criados para esse efeito, no balcão de atendimento, que se colocam no lugar do livro. Na dúvida, entregar no balcão de atendimento.

12.   Os utilizadores têm livre acesso aos livros sem que para isso tenham de preencher qualquer requisição. Devem apenas cumprir as indicações dadas nos pontos anteriores.

13.   A requisição de qualquer material para ser levado para a sala de aula é feita junto da pessoa que estiver no atendimento e registada em folha própria existente para o efeito.

Serviço de empréstimo

14.   Estão disponíveis para empréstimo domiciliário todos os livros, excepto enciclopédias e dicionários.

15.   Os empréstimos domiciliários fazem-se mediante registo no programa informático, por um período de oito dias, renováveis, caso seja necessário por mais tempo.

16.   No momento da requisição, será dado ao utilizador um marcador com o número de registo do livro e com a data de devolução, para que não se esqueça de o entregar dentro do prazo, ou para pedir a sua renovação, sem necessidade de o trazer.

17.   Não estão disponíveis para empréstimo domiciliário os matérias audiovisuais.

18.   A Biblioteca poderá recusar temporariamente novo empréstimo a utilizadores responsáveis pela perda, dano ou posse abusiva e prolongada dos documentos. Esta recusa cessará após regularização da situação.

Utilização dos computadores, Vídeo e Televisor
19.   Os computadores deverão ser exclusivamente utilizados para: pesquisa na Internet, consulta de material multimédia e realização de trabalhos escolares.

20.   É expressamente interdito o uso deste equipamento para as salas de conversação (chatrooms); Os Jogos só são permitidos a partir das 17h.

21.   Não é permitida qualquer alteração das configurações nem a gravação de aplicações / software no disco duro.

22.   Cada utilizador previamente inscrito disporá de 45 minutos para utilização do computador.

23.   Em cada computador só poderão estar no máximo dois utilizadores.

24.   A utilização de qualquer tipo de suporte magnético só é permitida para guardar informação resultante da consulta de material multimédia existente na Biblioteca.

25.   No caso de ocorrer alguma anomalia, os utilizadores não devem tentar resolvê-la, mas sim informar o professor ou assistente operacional em serviço.

26.   Cada sessão tem a duração de 90’ ao fim da qual o computador encerra, apagando toda a informação lá contida, pelo que os trabalhos devem ser previamente guardados.

27.   Qualquer professor responsável pela Biblioteca ou assistente operacional pode interromper a utilização se motivos prioritários o exigirem, ou verificando-se uma utilização indevida.

28.   O utilizador será responsabilizado por qualquer infracção que contrarie o presente regimento.

29.   A utilização do material audiovisual carece sempre de requisição prévia.

30.   As audições devem ser feitas com o som desligado, devendo os utentes utilizar os auriculares / auscultadores.

31.   Para ocupação dos tempos livres, os alunos podem ver filmes mediante requisição.
                                                                                                                 Braga, 10 de Setembro de 2012
              A equipa da BE

Nenhum comentário:

Postar um comentário